segunda-feira, 26 de abril de 2010

♥ Fim da propriedade dos animais. Você aprova???

Kiky

Foto by Angie Aires - Arquivo pessoal

Procurando assuntos relacionados a animais, encontrei essa reportagem no site da Revista Galileu. É uma questão meio complicada, mas é pra se pensar e repensar na maneira como lidamos com nossos animais, sejam eles domesticados ou não.

Será que estamos agindo corretamente ao tentarmos melhorar geneticamente nossos animais de estimação? Qual é o resultado dessa prática na vida do animal? E o que você pensa sobre o comércio de animais?

Sociólogo defende fim da propriedade dos animais

Militante pelos direitos dos animais chegou a ser preso nos anos 80

Reportagem de Guilherme Rosa**

Os direitos dos animais estão sendo cada vez mais discutidos, e seus militantes defendem os mais diversos pontos de vista. O sociólogo Roger Yates é um defensor dos animais desde os anos 70 e recentemente se juntou ao Abolicionismo, uma das vertentes mais radicais do movimento. Eles defendem o fim de toda propriedade humana sobre os animais e o pacifismo como forma de luta. Ele explicou suas idéias numa entrevista à Galileu:

Você é um sociólogo. Como a sociologia pode nos ajudar a entender a questão dos animais?

A sociologia nos ajuda a entender como tratamos os animais porque ela olha a sociedade e pensa suas atitudes. Ela olha o modo como as pessoas se adaptam às regras e valores, o modo como somos levados a olhar de modo diferente os humanos e não-humanos. Nós ensinamos nossas crianças que é certo usar os animais, mas sem causar sofrimento desnecessário. A sociologia nos ajuda a entender o especismo: porque pensamos que somos mais importantes, porque valorizamos as vidas de formas diferentes.

Leia o texto na íntegra, vale totalmente a pena. Acesse o lik a seguir e tire suas próprias comclusões -Revista Galileu.globo.com

Fonte do texto: Revista Galileu** - Globo.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário